Definindo Preço

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FOTOGRAFIA: Dicas para você definir preço (em breve coloco aqui em vídeo)

E ai tudo bem com você? Parabéns por ter adquirido o livro e obrigado!

 

 

Bem vindo ás dicas para você DEFINIR PREÇO!!!

 

Antes disso quero só relembrar essa formula pra aumentar seus ganhos:

Quantidade de Vendas(+clientes) * Valor do seu produto(+$) * Frequência de Compra(+compra de novo) = Seu faturamento

 

A maioria dos fotógrafos pensa primeiro em conseguir mais cliente para poder Vender mais. Porém você que está aqui definindo seu preço, já começa muito bem!!

 

Pois aqui tá um dos macetes para você melhorar seu faturamento.

 

Uma historia que preciuso contar pra vce e que aconteceu comigo, e que mudou minha maneira de pensar:

 

Certa vez eu tive que viajar e me ausentar por 1 semana do meu estúdio.

Aí eu como louco não queria que ninguem me ligasse nesse período. Estava precisando de paz. porque fazia muito tempo não tirava férias.

 

Bem ai o que eu fiz? bem, vou colocar todos os pacotes bem caros exageradamente caros, assim ninguém me liga porque achou caro.

Bem ,multipliquei os preços por 2x.  (que inclusive vou deixar essa página antiga ai na descricao do video caso vcs queiram ver)Bem eu fui viajar.

 

atualizei a pagina  e fui viajar. Você acredita que tive 2 ligações querendo o book com urgencia ? eu que nao esperava receber nenhuma ligação,

fechei 2 vendas para ja na semana do retorno!Ou seja, você viu que é possível aumentar o valor e continuar vendendo?

Esse é um exemplo de como você pode mudar e testar preços diferentes para chegar na melhor equação (que seja justa pra ambos)

 

Claro que cada um tem uma situação,  que muitas vezes impede ter uma situação como essa.

 

Mas se tivesse que escolher entre vender mais e vender barato ou vender menos, porem com valores melhores, Eu particularmente prefiro focar em vender  valores maiores..

Porque?

Considero que gasta bastante energia para obter quantidade de clientes a um preço menor. Se você parar pra pensar, as pessoas que podem pagar mais alto, geralmente não tem problema com $ então eu acho mais fácil tentar aumentar o valor do seu serviço( Entendo que muitos fotógrafos  tem dificuldades como por exemplo estar no inicio da carreira, morar em um lugar bastante paca ou mesmo estar sem o equipamento mínimo que gostaria, mas ja tenha isso em mente caso você queira evoluir: é mais fácil faturar mais se você aumenta seu Valor.

Também : Quando você começa a oferecer produtos de mais qualidade , mais elaborado, automaticamente seu portfólio melhora muito, e caso voce escolha vender BARATO, vai ficar super fácil pois você vai ter um BELO PORTFOLIO, que atrai clientes, ao contrário de quem só cobrou barato geralmente  tem um portfolio mais simples( pelo fato de cobrar barato acaba nao investindo por exemplo em maquiadora profissional, produtos de qualidade, locação de estúdio, Edição de imagens, lentes melhores, cursos mais caros ou plugins pagos para melhorar suas fotos)

Então as dicas abaixo vão te ajudar a definir a variável Preço do seu produto:

# Utilize a palavra VALOR em vez de preço.

Toda vez que você puder, dê preferência a substituir a palavra preço pois automaticamente valor remete a algo mais valioso do que a palavra preço. Por exemplo o preço da banana é R$ 2,50 a duzia. Mas ao perguntar qual é o valor da banana, nos podemos lembrar também que banana tem alto valor nutricional.

Você lembra que o Guga comeu banana no meio da partida quando venceu o torneio de Roland Garros?

Curiosamente você sabia que no Japão, um Sushi com banana é muito mais caro que um sushi com salmão?  Pois é procure usar essa palavra sempre que possível ainda mais se for um produto seu de maior "preço".

Pode parecer besteira esses pequenos detalhes ,mas vá usando todas essas dicas combinadas e você vai ver o efeito nas suas vendas.

# Ao escrever seu preço, evite a cor vermelha

Prefira tons AZUIS , VERDES, enfim qualquer cor menos vermelho

Explico porque:

Extrato de banco os gastos e débitos ficam em vermelho.
E se você usa vermelho seu cliente pode lembrar que está "gastando" e isso é meio dolorido. Eles podem mudar de ideia sabe e deixar pra depois, só pelo fato de lembrar disso.

Sites como Peixe urbano, vendas etc usam o preço de Azul imitando a cor do extrato.

# Seja mais especifico

Por exemplo, o que você pensa ao ver que um produto custa R$ 187,43?
e um outro R$ 1000?

Nesse caso, o que custa R$ 187,43 parece que foi muito melhor "calculado" não parece? Dá pra imaginar "nossa o produto embutiu os impostos, taxas indiretas" etc etc.  Soa mais  JUSTO.

Já um produto que custa mil dá mais uma impressão que mais ou menos "chutou" o valor.

- "ahhh meu book custa mil"

Para exemplificar isso olha essa imagem:
Olhando até podemos pensar:

-"Nossa essa obra tem na equipe os melhores engenheiros, que calcularam tudo milimetricamente e até os 11 centavos de precisão.

Use isso a seu favor. Nada de: meu book custa mil reais. Você pode até usar valores arrendodados como esse, mas em casos especiais
Como por exemplo alguém que você sabe que tem muita grana te pergunta na frente da namorada:
Quero dar um book  pra minha namorada. Qual seu melhor pacote de todos??

ai você pode dizer:  "-É o de 4mil"


# Arredondamento - Use a seu favor

Aqui uma teoria simples mas muito importante que pode ser a diferença de milhares de reais durante a sua vida.isso é realmente uma das coisas mais importantes que eu poderia te ensinar e quero que você preste muita atenção, pois quero que você ganhe mais dinheiro de verdade.

O Ser humano tem a tendência de arredondar as coisas.

Imagina você se esforçou e fez 99 abdominais. Será que você nao vai fazer o possível e o impossível para fazer 100??

A mesma coisa acontece com preços.
Imagina um camelo chega pra você e te oferece uma caneta especial que custa 12 reais.

Que você faz??? saca uma nota de 10 e pede desconto.

Imagina agora que esse mesmo Camelo te oferece uma caneta ultra especial que custa R$18,70.

Que você faz? a maioria pede troco pra 20 e pede pra arredondar pra 18 reais.

Agora vamos aqui recapitular:

numa caneta de 12 reais o vendedor perdeu 2 reais(17% de desconto)
só pelo fato de 2 tender a ser arredondado para baixo.

Numa "mesma" Caneta, o maximo de desconto que conseguiu foi 70 centavos ou seja , menos de 4% de desconto.

Você teve que fazer um baita esforço pra arredondar o 7 pra 0.
Voce quis arredondar o 8 pra baixo. pois é o 2º esforço, a mente nao consegue reduzir 8 pra baixo.tá perto do 10.

Percebe que muitas vezes o comprador entrega uma nota de 20 e fala assim: pode ficar com o troco?? Porque? porque fica pra ele muito mais facil arredondar pra cima do que pra baixo.

Isso vale para tudo.

Exemplo - seu book custa 780 reais.
O cliente não consegue pedir muito desconto por causa dos números que tendem a arredondar pra cima.

Mas um book que Custa 1100 acabará sendo vendido por 1000.


# O macete das Casas decimais

Já sou meio "velho",já  fiz faculdade, tive aula de economia, finanças, administração, estatística, matemática, e nuunca ninguem me explicou essa teoria, que acabei descobrindo sozinho:

Use as casas decimais para forçar o valor arrendondar pra maior.

Olha só um exemplo:
Lembra da caneta de 12 reais?incrível como o mesmo vale para
valores super altos:

você tem um book de 1200 reais. Corre o risco do cliente oferecer 1000 reais em dinheiro e...na sua frente você vai acabar aceitando.

Já com a técnica das casas decimais:

1200 vira >> R$ 1289.

Ou seja, primeiro o cliente faz um baita esforço e tenta arredondar 9 pra baixo.Beleza, conseguiu transformar 1289 em 1280.

Agora ele tenta baixar a 2º casa pra baixo. o esforço de transformar o 8 em 0. Beleza conseguiu. 1280 virou 1200
Agora depois de tanto esforço ele não consegue arrendodar a 3º casa pois ele já fez muito esforço pra arredondar 2 casas decimais, alem disso a dica do seja específico, esse valor foi específico entao a cliente ja tende a achar que aquele valor foi muito bem calculado por isso ela vai achar putz 200 reais é muito para dar desconto..

Entendeu? ai voce cobrou 1200 reais. (200 reais a mais)

Vamos calcular quanto você ganhou a mais em 1 ano?

Um calculo bem facil de ser atingido:

Vamos supor que vc trabalha 1 final de semana por mes. num final de semana. Ai vc agendou apenas 2 ensaios por mes um pro sabado outro pro domingo. Só aí, vc ganhou 2x200 = 400 reais a mais no mes.

em um ano, 400 reais x 12meses = 4800 reais. Veja ai só com essa técnicazinha eu poderia ter feito voce ganhar 4800 reais a mais em apenas 1 ano.

Suponha que você trabalhe com fotografia por 4 anos. Só com essa dica praticamente 20mil reais que você pode faturar a mais!! claro que com alguns outros macetes que vão realmente facilitar você vender pelo valor justo que eu ensino no curso /livro que é impossível você não melhorar suas vendas!!

# Use o abreviamento
Por exemplo um ensaio de 1.020,00 Reais  parece mais caro que R$ 970

Simplesmente porque abreviei o reais e reduzi as casas decimais.

# Calculo do valor Antes e Depois de Desconto

Previamente você já deixa calculado uma % ou um valor de desconto.
Por exemplo:
digamos que um  pacote seu custa R$850 - com 10% de desconto fica:
765. Pela tecnica do arredondamento vimos que o cliente pode tentar arredondar esse valor para baixo, por exemplo R$ 750. ou seja com isso além do desconto, você perdeu 15 reais.

Outro exemplo: Seu book custa 980 reais.
Voce dá 10% de desconto
980 fica 882. Olha ai. um valor bom. só vai perder 2 reais.
Viu que a matematica da coisa.??
Calcule sempre descontos que você no resultado final não dê chance4s do cliente arrendondar pra baixo, te colocando em apuros.

Outra dica é prestar atenão nos parcelamentos.
Se voce usa pagseguro nao precisa preocupar o pagseguro parcela automaticamente pra você. se voce tem maquininha melhor ainda.Agora caso você não saiba usar pagseguro e for precisar receber cheque, toma cuidado ok com a inandiplencia.

Geralmente cheques parcelados pode dar calote entao eu recomendo voce assistir aqui um video que eu explico >>> muito importante Dicas de como evitar calote(em breve)!!

Mas também preste atenção para colocar um epqueno juros nos parcelamentos e ficar com valores de poucas casas decimais mas que terminem com 8, 7, 9.

Há varias formas de evitar dar desconto >> preparando série - Dicas para quando te pedem desconto(em breve, te avisarei por email)

Obrigado e qualquer dúvida entre em contato comigo!!

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