Qual é a QUALIDADE DE VIDA de um fotógrafo?

Sexta sábado e Domingo…UFA !! enfim está chegando o FDS pra eu poder descansar e me divertir!!!Diz a maioria das pessoas!

Mas você fotógrafo pensa assim: Descansar?!!! Sexta Sabado e Domingo são os dias que ta tudo pegando foto eu mais coloco a mão na massa, e mal sobra tempo de comer direito ! Cuidado! você fotógrafo(a).De repente você está entrando num ritmo um pouco perigoso..Se Durante a semana,você reserva tempo para as edições e planejamento das vendas e acompanha redes sociais você acabamos acompanhando o ritmo das pessoas normais por serem nossos clientes e quando vemos: não temos final de semana e as vezes ficamos trabalhando até tarde da noite, cobrindo algum evento!

Aí eu faço a seguinte pergunta: Como está sua qualidade de vida? Quando foi a última vez que você “sacrificou seu sabado” para poder sair com seus amigos? Quantas vezes você “perdeu” um encontro tão legal, para poder honrar seu compromisso com cliente nos Finais de semana?

 

Seus amigos de Final de semana pararam de te chamar??

 

Fatos como esse que só quem é fotógrafo entende….

Fiz até uma imagem para ilustrar uma coisa…

diversão de fotógrafos
happy hour de fotógrafo

LISTA de Algumas dicas que pra mim foram muito importantes para trazer mais QUALIDADE DE VIDA para esta profissão tão glamourosa mas tão “incompreendida”!

 

1º Trabalhar alegre.  Ser mais “humano”

Já que é pra trabalhar a maior parte do tempo, temos que trabalhar felizes não é mesmo?

Mas…como trabalhar feliz? A minha filosofia de trabalho depois de certo tempo foi, escolher colegas de trabalho que eu me sinto muito bem aos quais passar as horas de trabalho fosse prazeiroso e também uma diversão.

Por isso passei a escolher parceiros e colegas que tem a mesma sintonia.  você com Certeza já trabalhou com pessoas com as quais você não se identificava, ou que tivessem pensamentos distantes de você, pessoas com outros hobbys etc.. nesses casos, “trabalhar” fica bem mais difícil e árduo não é mesmo? Bem diferente de ter que “aturar um chefe chato”, ou ter que ficar seguindo regrinhas chatas de empresas, como por exemplo ser proibido de responder emails pessoais.
2º Fazendo amigos.

Se você se tornou fotógrafo(a) a pouco tempo, tenho boas e más notícias: primeiro a má notícia:

Talvez você se distancie dos seus amigos de carreira tradicional, justamente pela agenda incompatível…Mas a boa notícia é que você vai começar a fazer amizades com profissionais que tenham o mesmo ritmo que você e ai vai poder aproveitar diferentes horários de diferentes dias da Semana!
 
 

3º aproveitando seu tempo, evitando filas  e transito. Crie seu Roteiro inteligente

Uma dica que eu dou é você analisar suas tarefas “externas” que exijam você dirigir ou comprar coisas.

Exemplo: você precisa revelar fotos “1 vez por semana”. Que tal você ver que dia e horário da semana é mais tranquilo pra você, e fazer um roteiro
bem otimizado (revelação, fotos, almoço) aproveitando locais próximos um do outro.. Eu por exemplo gosto de feijão preto, por isso ia revelar as fotos numa quarta feira. Eu levava as fotos para revelar, e nessa 1h de intervalo, eu já almoçava minha feijoada, despachava o correio, e fazia as compras da semana no Wallmart(tudo perto do lab).
 

4º Programas de indio. Gastando menos, aproveitando mais.

Geralmente o que seria o fim de semana do fotógrafo: 2ºf  3ºf  4ºf. Isso inclui: #cinemana3f (geralmente fotógrafos adoram cinema)#cinemana4f #pousadas durante a semana #descubra onde fotografar perto de você  #restauranteselanchonetes sem aquelas fila da happy hour #lugaresmalucos Eu por exemplo pegava o carro fora do horario do rush e em 10minutos estava no Jd Botânico, em 40 minutos em Paranapiacaba ou em 25 minutos em Riacho Grande,  á
caminho da estrada velha de Santos.

 

5º Pagando com fotos

Eu adoro viajar e conhecer lugares novos. E uma coisa que eu fazia era oferecer fotos como pagamento de hospedagem, estadia ou guia turístico de algum lugar. Desta maneira você otimiza pois a pessoa que irá te hospedar irá te levar OBRIGATORIAMENTE ás mais belas paisagens e pontos do local, já que voce vai fotografar ela, ela vai te revelar os melhores “lugarzinhos escondidos”

Book fotográfico externo turistico
Foto que tirei em Lagoinha nesse esquema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *